Wednesday, September 2, 2020

Atualização do Patrimônio Financeiro - Agosto de 2020: R$ 43.279,60 (-6.15%)

  

Finalmente posso botar um carro zero aqui

Patrimônio: R$ 43.279,60
Evolução patrimonial no mês:  -6.15%
Ibovespa no mês:  -3.44%
TWR (Total Weighted Return) histórico: +14.73%
Aporte do mês: R$ 8.559.28
Taxa de poupança: 66.09%

Mas um mês que perdemos para o ibovespa e dessa vez para o lado negativo. Mas tudo bem que siga o jogo. Esse mês recebi a restituição do imposto de renda do tempo que morei na Alemanha no ano passado que deu em torno de 1500 reais. O dinheiro veio em boa hora pois eu pude utiliza-lo para subscrever algumas cotas do MXRF11, além disso, aumentei a quantidade de horas trabalhadas de 30 para 40 horas por semana e esses dois acontecimentos acabaram engordando o aporte desse mês.

Não vou mais fazer aportes em anúncios pois terminei o relacionamento e a loja ficou a cargo da minha agora ex-namorada. O término desse relacionamento realmente virou minha vida de cabeça pra baixo, faziam pouco mais de 5 anos que eu ainda estava morando na cidade do interior onde fica a universidade em que eu estudava (terminei o curso no fim de 2019). 

A namorada era a única coisa que ainda me prendia lá e com o advento do término resolvi finalmente entregar o apartamento que alugava lá e voltar pra capital. A ideia agora é passar um tempo na casa de mamãe enquanto decido o que vou fazer, duas ideias ganharam destaque na minha cabeça:
  1. Alugar um apartamento na capital de preferência na praia
  2. Viajar o país como nômade digital e morar um mês em cada cidade
A primeira ideia me permite ficar próximo da família e dos amigos mais antigos, me dedicar ao trabalho e também entrar na academia e cuidar um pouco da saúde e principalmente da estética já que agora estou solteiro e o mercado de mulheres não está fácil. Provavelmente é isso que vou acabar fazendo. 

A segunda ideia me pareceu mais atraente a primeira vista mas os custos me assustaram um pouco, eu provavelmente teria que alugar algum Flat ou AirBnb em cada cidade que visitasse e esses normalmente são mais caros que aluguéis convencionais, isso sem contar as passagens de uma cidade pra outra. Outra possibilidade seria 'morar' em hostels para cortar custos mas não seria muito confortável e existe ainda o perigo de pegar COVID. Outro downside seria o tempo que eu teria para curtir cada cidade, trabalhando das 8h às 16h eu teria apenas o final da tarde, as noites e os fins de semana para conhecer cada cidade.

Enfim, preciso pensar bem ainda pra tomar uma decisão. Vamos ao aporte do mês que foi distribuído da seguinte maneira:

ATIVO QUANTIDADE VALOR PREÇO MÉDIO ATUAL TOTAL EM CARTEIRA
MXRF11  151 10,28 10,40 751
B3SA3 50 60,02 61,69 100
EQTL3 100 23,98 22,38 200
SAPR4 300 5,36 5,63 1200

Comprei mais Sanepar que ficou um pouco pra trás do meu P.M e reforcei outras posições que já tinha em carteira dando preferência àquelas que possuem opções negociadas com liquidez. A ideia é fazer venda coberta de Calls e assim tentar melhorar a rentabilidade da carteira. Detalho melhor essa estratégia em outro post.

Quando iniciei o blog estipulei um aporte mínimo mensal de R$2000 e a meta de patrimônio para o fim de ano de R$35.000,00. Visto que consegui aportar mais do que esperava vou elevar a meta de patrimônio ao fim do ano para R$75.000,00.




Composição atual da carteira:




Vejamos agora a alocação ideal segundo a minha estratégia de investimento:

E agora a alocação atual:



A carteira descolou um pouco da alocação desejada mas com os próximos aportes vou corrigindo isso.

Como foi esse último mês pra vocês?

Abraços,

O Aportador Obstinado.

5 comments:

  1. Eu sou suspeito pra opiniar entre as duas opções já que dar um pausa de trabalhar e sair viajando Brasil e o mundo é um dos meus objetivos de vida, então eu iria nesse caminho, meu intuito é mais conhecer outras pessoas e não ligaria de trabalhar por moradia e aproveitar "somente" o fim de semana, massss isso requer um planejamento financeiro também e talvez seja melhor trocar a ordem.

    Bom fechamento, abçs

    ReplyDelete
  2. Na atual conjuntura não parece uma boa ideia sair por aí como nômade. Este plano deixaria para pós-vacina.

    ReplyDelete
  3. Olá, AO! Se a meta está próxima, bora dobrar essa meta! haha Sucesso!!!

    ReplyDelete
  4. Aporte parrudo e só em empresas "filé". Estou me coçando para entrar em Sanepar, não tenho nada desse segmento ainda, o preço me parece estar justo...
    Abraço!

    ReplyDelete
  5. Olá Aportador obstinado, seu blog agora faz parte da Firesfera. Listado no diretório. Fique a vontade se quiser ou não usar nosso selo de integrante. Abcs - AA40
    https://www.aposenteaos40.org/p/diretorio-de-blogs.html

    ReplyDelete