Wednesday, July 1, 2020

Atualização do Patrimônio Financeiro - Junho de 2020: R$ 30.362,00 (+10.14%)


Bem que eu podia torrar meu patrimônio pra morrer atropelado por uma carreta 🤔

Nesse mês analisei bastante invesitmentos em renda fixa e fundos de renda fixa, achei um CDB com liquidez diária rendendo 110% do CDI no banco Sofisa Direto. Estudei também alguns fundos do BB de liquidez diária que renderam entre 4% e 10% nos últimos 12 meses com taxas de administração variando entre 0.35% e 1%, gostei da rentabilidade que vi mas não entendi completamente a influência dos juros mais baixos na rentabilidade futura de fundos como esses. No final das contas decidi estudar melhor esses investimentos e acabei não fazendo aportes em renda fixa. Qual a opinião de vocês sobre fundos de renda fixa nesse cenário de juros baixos?

Patrimônio: R$ 30.362,00
Evolução patrimonial no mês:  +10.14%
Ibovespa no mês:  +8.58%
Rentabilidade histórica: +21.69%
Aporte do mês: R$ 5.334,00
Taxa de poupança: 58.89%
Aporte em projetos pessoais: R$ 700,00

O aporte do mês foi distribuído da seguinte maneira:

ATIVOQUANTIDADEVALORPREÇO MÉDIO ATUALTOTAL EM CARTEIRA
MXRF1120010,9710,43600
SAPR45006,285,72900

Foi basicamente um aumento de posição de alguns ativos que já tenho. Atualmente são 9 no total, li um pouco sobre focus investing esse mês e decidi reproduzir a ideia. Nesse mês conseguimos bater o índice em quase 2% com uma carteira um pouco mais concentrada. Porém com uma carteira menos diversificada existe também o risco de perder mais feio para o índice, será que conseguiremos bater o índice com consistência?


Nesse último mês minha namorada surgiu com uma ideia muito boa para uma loja de roupas onde conseguimos comprar as peças a um preço interessante e manter uma margem alta e ainda vender mais barato que a concorrência. Decidi começar uma loja virtual e aplicar os conhecimentos que já tenho em tráfego pago pra turbinar esse empreendimento. Separei R$700 do aporte desse mês para investir nesse negócio. É normal do Facebook Ads que o dinheiro vá embora sem muito retorno na fase inicial de aprendizagem dos conjuntos e compra de dados mas da minha experiência isso tende a melhorar quando os conjuntos saem da fase de aprendizagem. O tempo dirá se consigo converter esse empreendimento em uma nova fonte de renda.

Composição atual da carteira:



Vejamos agora como anda a estratégia de alocação:




A alocação atual finalmente está bem próxima da ideal, vamos ver como ela se comporta daqui pra frente.

E pra você como foi esse último mês?

Abraços,

O Aportador Obstinado.

7 comments:

  1. Aportador

    Bacana a sua estratégia de alocação. Sigo algo semelhante e agora pretendo abrir um leque para investimentos internacionais, os quais ainda não possuo.

    Quanto ao negócio de roupas, coincidentemente eu e minha namorada também apostamos em algo assim, mas longe do objetivo voltado aos aportes. Algo mais como diversão e para gastos com lazer (jantares, passeios, etc).

    Um abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala DI!

      Acho importante ter uma alocação pré-definida pra não ficar voando em momentos de crise. Legal saber que somos concorrentes hehe, mas no nosso caso é algo que queremos transformar em uma fonte de renda mesmo.

      Abraços,
      O aportador obstinado.

      Delete
  2. Olá, Aportador! Tudo bem?

    Renda fixa, hoje, a meu ver, só para reserva de emergência e de oportunidade. Tenho uma parcela expressiva em Tesouro Direto, mas com este endividamento maciço do governo por causa da pandemia, vou parar de aportar nele, pois me preocupo com as contas públicas. Por mais que digam que o Tesouro Direto nunca tenha dado calote no passado, não quero arriscar.

    Quanto à sua carteira, eu, particularmente, acho que poderia aumentar a diversificação. Dê uma olhada na minha. Basicamente, adoto uma postura contrária. Quanto mais ativos, menor é o risco global da carteira.

    Sucesso!

    Abraço.

    ReplyDelete
  3. Olá, A.O
    Fundos de renda fixa em sua maioria investem em títulos do Tesouro Direto. Desvantagem desses fundos: pagamento antecipado do imposto de renda (come cotas) e alta taxa de administração. Se for para investir em renda fixa, na minha opinião, a melhor maneira é comprar títulos diretamente no site do TD. O Canal no YT "Finanças para Ti" tem muito conteúdo sobre este tipo de investimento, desde beabá até nível hard.
    Bons investimentos!!!

    ReplyDelete
  4. Bom fechamento!

    Cara, interessante essa loja virtual, vai vende qual gama de produtos? Vai postado aqui os resultados dessa jornada e como está sendo pq tenho uma leve vontade de aprender e realizar algo do tipo

    Abçs

    ReplyDelete
  5. Aportador, tudo bem?

    Parabéns pelo belo aporte de quase 6k!
    Estou muito interessado em começar um negócio online, vai contando pra gente como está rolando seu negócio.

    Abração do Sr. Renda!

    ReplyDelete
  6. Gostei de como você expôs a sua estrategia de diversificação, vou passar a postar também a minha estrategia para que outras pessoas possam discutir e comentar para que eu possa evoluir no conceito.

    ReplyDelete