Tuesday, May 5, 2020

Atualização do Patrimônio Financeiro - Abril de 2020: R$ 16.730,00 (+16.60%)


Uma motoca que eu poderia comprar a vista!

O primeiro fechamento mensal do blog saiu melhor que o esperado! No mês de abril a carteira conseguiu reverter as perdas do mês anterior e ficar no azul. Sei que no começo não devo me preocupar com essas variações de curtíssimo prazo e sim com os aportes visto que o horizonte de investimento é de muitos anos mas que é bom ver a carteira no azul é hehehe. 

Vi no blog do Acumulador compulsivo que ele sempre coloca um bem que pode ser comprado com o patrimônio atual no fechamento do mês. Gostei da ideia e vou reproduzi-la aqui, acho que vai ajudar bastante com a motivação nessa longa jornada pela independência financeira. A ideia não é liquidar o patrimônio para adquirir o bem mas sim ter um parâmetro para saber o quão longe eu já cheguei.

Patrimônio: R$ 16.730,00
Evolução patrimonial no mês:  +16.60%
Rentabilidade histórica: +4.05%
Aporte do mês: R$ 2.960,00
Taxa de poupança: 45.08%

O aporte do mês foi distribuído da seguinte maneira:

ATIVO QUANTIDADE VALOR PREÇO MÉDIO ATUAL TOTAL EM CARTEIRA
ITSA4 100 9,24 8,71 200
MXRF11 100 10,06 10,28 200
SAPR4 200 5,15 5,18 200

Pretendo fazer um aporte mínimo de R$ 2.000 ao mês mas vou tentar sempre aportar mais do que isso. Existe a possibilidade de eu ganhar um bônus bem gordo da empresa onde trabalho como programador e esse valor aumentar consideravelmente nos próximos meses. É esperar pra ver. O histórico de aportes até agora está assim:


Como ainda sou jovem e comecei a aportar logo depois da bolsa ter tido as quedas consideráveis do mês de fevereiro decidi alocar 100% do capital em renda variável. Essa é composição da carteira até agora:


Acredito que fiz uma besteira no começo dessa minha jornada que foi comprometer uma parcela muito grande da carteira com ações da Petrobras pouco antes de explodir a guerra de preços do petróleo entre Arábia Saudita e Rússia. Creio que fiz uma análise fundamentalista e valuation corretos mas pequei por colocar boa parte dos meus ovos numa cesta só. Acredito bastante na empresa mas provavelmente venderei a posição assim que obtiver lucro pois montei uma estratégia de alocação para a carteira (que de início não existia) e pretendo segui-la. Fica o aprendizado para o futuro. A alocação atual por setor está assim:

A nova estratégia de alocação que montei para a carteira e pretendo ir convergindo para ela ao longo dos próximos meses: 




O que acharam dessa estratégia de alocação? Me digam nos comentários!

METAS PARA O MÉDIO PRAZO


Para o final de 2020 pretendo ter acumulado R$35K de patrimônio. E em um horizonte de 3 anos atingir os R$100K! Sei que esse início é a parte mais dura da jornada pela independência financeira mas eu sou OBSTINADO e com aportes consistentes e agressivos vou bater essas metas!

Abraços,
O Aportador Obstinado.

12 comments:

  1. Fala Aportador, seja muito bem vindo a finansfera.
    É uma honra ter te inspirado aí na foto do fechamento hehehe, fico muito feliz.
    É muito bom ver quando um jovem (não sei sua idade, mas pela descrição deve ter menos de 25, começando a investir.
    Todos os investidores que conheço se arrependem de não terem começado antes. O tempo é o grande segredo da multiplicação do patrimônio, por mais que a gente perca muito tempo tentando achar uma ação ou ativo que renda aquele 1% a mais no final do ano.
    No mais, seria legal você depois fazer um post explicando o racional por trás de cada escolha da sua carteira. Até pra você, no futuro, saber o que passava pela sua cabeça quando comprou cada uma das suas ações.
    Outra coisa: cuidado com o 100% RV. Apesar da Renda Fixa parecer desestimulante, ela pode te proteger no longo prazo.
    Um abraço e parabéns pelo blog.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ReplyDelete
  2. Salve aportador!
    Seja bem-vindo a blogsfera, também estou começando o blog agora.

    Que você atinja sua meta para 2020 o mais rápido possível.

    Senhor Renda

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado SR, estarei acompanhando a sua jornada também. Adicionei o seu blog a minha lista.

      Abraços,
      O aportador obstinado.

      Delete
  3. Você sabe me dizer como crio uma lista de blogs como a sua?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Basta nas configurações de layout do blogger navegar até a aba de layout e adicionar um gadget de 'Lista de Blogs'.

      Abraços,
      O aportador obstinado.

      Delete
  4. Olá, Aportador
    Mesmo vc sendo novo haja coração para ter 100% alocado em RV. Vc já tem reserva de emergência?
    Quanto à estratégia, prefiro analisar as empresas e não deixar a carteira já presa em X setores, ainda mais que vc está começando a montar sua carteira.
    Cuidado com alta alocação em estatais. Quando se trata de governo, todo cuidado é pouco. A cada quatro anos pode surgir surpresas desagradáveis.
    Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá GI,

      Haja coração mesmo o valor do patrimônio vem variando bastante rsrs. Tenho uma RE suficiente para dois ou três meses de despesas básicas que não contabilizei nesse post. Não me preocupo em ter um valor significativo aqui pois com o dólar alto eu posso fazer freelas e me manter indefinidamente caso eu perca o emprego ou algo parecido.

      Não havia parado para reparar na alta alocação em estatais, bom ponto. Como dizia o finado ministro da justiça 'Será objeto de ponderada reflexão'.

      Abraços,
      O aportador obstinado.

      Delete
  5. Olá, AO.

    Seja bem-vindo a finansfera.
    Começou com a bolsa sangrando. Dá para comprar bons ativos baratos.
    Está com aportes bons. Parabéns!

    Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é cowboy o meu timing foi até bom. Mas não dá pra se iludir muito com a sorte. Os aportes mensais constantes é que são o grande segredo.

      Abraços,
      O aportador obstinado.

      Delete
  6. Opa, e aí AO. Mais um de 100% de renda variável, se junte ao grupo! Hahaha, vou te acompanhar.
    É difícil achar alguem que usa análise fundamentalista e valuation por aqui, qualquer dia desse trocamos uma ideia sobre o assunto. Seu começo tá muito bom!

    Vou te adicionar no blogroll.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá EI,

      Por enquanto estou 100% em RV sim mas talvez isso mude no futuro. Recentemente estava lendo que é bom ter uma porcentagem pré-definida do capital em renda fixa e rebalancear o portfólio de tempos em tempos para respeitar a alocação.

      Isso nos permite tirar a emoção do jogo e vender bolsa na alta quando a porcentagem de RV subir além do limite e aportar parcelas do percentual alocado em RF quando a bolsa estiver em baixa.

      Talvez eu implemente essa técnica no futuro.

      Vou te adicionar ao blogroll também.

      Abraços,
      O aportador obstinado.

      Delete
    2. Sim, eu no começo era full 100% e minha mentalidade foi mudando muito ao tomar mais conhecimento. Hoje sou mais adepto das ideias de Taleb.

      Delete