Friday, December 18, 2020

Atualização do Patrimônio Financeiro - Novembro de 2020: R$ 68.745,96 (+7.29%)

    

Sempre quis andar de lancha


Patrimônio: R$ 68.745,96
Evolução patrimonial no mês:   +7,29%
Ibovespa no mês:  +16,97%
TWR (Total Weighted Return) histórico: +19,49%
Aporte do mês: R$ 8289,96
Taxa de poupança: 66.10%


O fechamento de novembro chega um tanto quanto atrasado ao blog. Venho trabalhando em um ritmo frenético talvez até um pouco além do limite do que é saudável, não tenho feito muitas outras coisas além de escrever código e jogar jogos como Dota e CS:GO. As vezes acho que preciso encontrar maneiras de me distanciar um pouco mais do computador.

Um ponto negativo nesses últimos meses foi a queda do ativo que não esta diretamente na minha carteira mas é o mais importante pra mim, o EURO. Eu provavelmente sou um dos poucos brasileiros que torce veementemente pela alta do euro KKKK. Consegui surfar bem as altas recentes no câmbio aumentado o número de horas trabalhadas além de receber alguns bônus por indicações na empresa e graças a isso aumentar meus aportes em BRL. Mas com as quedas recentes no câmbio já venho recebendo até 1000 reais a menos pela mesma quantidade de horas trabalhadas. 

Talvez o volume dos aportes diminua um pouco se o câmbio continuar caindo, o limite para mim está nos R$5,00. Caso a cotação caia para baixo desse valor eu provavelmente tentarei conseguir uma vaga numa empresa brasileira de software voltado ao e-commerce onde trabalham alguns vários colegas de faculdade. O salário lá seria menor mas com o PLR, benefícios e a simples possibilidade de ser promovido (tudo isso inexistente na empresa onde trabalho atualmente) talvez valha a pena.

Mas enfim, foi um mês excepcional para o índice e um mês ok para a minha carteira. Fiz algumas movimentações internas retirando recursos do caixa (pobre caixa não durou muito tempo na minha mão kkkk) e finalmente aportando em criptomoedas 🥳🎉 A moeda escolhida foi o Ripple (XRP) pois nos meus estudos essa cripto foi a que mais demonstrou utilidade real podendo ser usada por bancos como meio de liquidez, mas já pretendo aportar em bitcoins também quando a estratégia de alocação permitr. 

Fico feliz em ter mais uma classe de ativos para diversificação da carteira. Já comecei com um batismo de fogo nesse mercado tão volátil com uma "leve" correção de 30% do valor aportado hahaha. Essa correção puxou a rentabilidade da carteira para baixo em novembro.

O aporte do mês foi distribuído da seguinte maneira:

ATIVOQUANTIDADEVALORPREÇO MÉDIO ATUALTOTAL EM CARTEIRA
MXRF11 9210,3810,47970
ITSA42009,3711,00500
LCAM310026,6122,931400
ROMI320012,3711,38400
CAIXA -R$7.117,00--------------R$993,06
XRP +1.907,493,793,791.907,49 XRP

O destaque desse ano até o momento foram as ações da ROMI3 que me pagaram ao longo desse ano um total de R$980,08 em proventos distribuídos entre dividendos, JCP e bonificação em ações. Representando um pouco mais de 27% de yield considerando os proventos anunciados em 2020. Vendo esses números não pude deixar de aumentar posição nesse papel apesar de estar fugindo um pouco da estratégia de alocação.

Nesse mês de novembro também tivemos o recorde de recebimento de proventos da carteira. Totalizando R$775,70 em proventos recebidos 🙏 🚀🌙

Vejamos a composição atual da carteira. A pequena seção em azul claro é o finado caixa que agora representa pouco mais de 1% da carteira. Bem longe do ideal.




Adaptei um pouco a meta de alocação anterior comprimindo setores mais defensivos para dar espaço as criptmoedas. O setor de saneamento saiu de 15% para 10% e os FIIs cairam de 20% para 15% da carteira. Eu poderia ter comprimido o setor de energia ao invés dos FIIs mas atualmente estou achando yields melhores nos papéis de transmissão de energia. 

Vejamos como ficou a nova estratégia de alocação:


E agora a alocação atual, um tanto quanto overweight na carteira de small caps. Mas me vi obrigado a premiar com novos aportes os papéis que tiveram melhor desempenho ao longo desse ano.


E vocês, ganharam bastante dinheiro nesse rally de novembro? Me digam nos comentários.

Abraços,

O Aportador Obstinado.

2 comments: